17 de fevereiro de 2014

Creme Brulee de Doce de Leite



Fotos by Ana Szilagyi e Eric Szilagyi (meu filho me ajudou muito tirando a maioria das fotos para esse post e também fazendo os videos.)  :)

A sobremesa preferida do meu marido é Crème brûlée, então no fim do ano passado resolvi fazer meu primeiro.

Morria de medo de fazer, pois para mim sempre pareceu tão difícil. Tinha medo de cozinhar as gemas e tudo virar uma "gororoba".

Para minha surpresa é muito fácil.

Já fiz o classico que é maravilhoso, de abóbora que é excellente e hoje aqui vou passar a receita do de doce de leite que achei simplesmente, divino. (Vou também passar as substituições para o de abóbora e o clássico).

Obs.: Nas fotos você vai reparar que  as quantidades usadas são um pouco maiores do que as que eu descrevo abaixo, isso porque fiz 1 receita e 1/2.

Tempo de preparo: 20 min.
Geladeira: 2h (mínimo)
Forno: 45 min.
Rende: 6 ramekins


Ingredientes:

1 litro de creme de leite fresco
1 fava de baunilha
1/4 de xíc. de açúcar (e mais 1/2 xic. para fazer a "casquinha")
6 gemas de ovos (grandes)
3 colheres de sopa de doce de leite (eu usei aquela da latinha)
Àgua fervente (para colocar na forma e cozinhar o creme em banho maria)




Modo de preparo

1. Pré aqueca o forno à 165C. e coloque uns 2 litros de àgua para ferver.

2. Em uma panela pequena junte o creme de leite fresco a polpa da baunilha e a fava da baunilha. Leve ao fogo até ferver, desligue.
Remova a fava da baunilha. (Uma dica para reusá-la é enxaguar o creme que ficou grudado nela, enxugar levemente com um guardanapo e coloca-la no pote de açúcar. O cheiro e gosto ficam ótimos).
Em seguida esquente o doce de leite no microondas o suficiente para amolecê-lo (+ou_ 25 seg. no meu microondas) retire-o e misture-o com o leite quente. Reserve e deixe esfriar por 15 minutos.

3. Na batedeira  coloque 1/4 de xícara  de açúcar e as 6 gemas de ovos. Bata até que fiquem mais claras uns 3-4 minutos (é bem importante bater até que a mistura fique amarela clara. Se bem batido o creme ficará super cremoso). Quando a mistura estiver amarelo claro, devagarinhoooo acrescente a mistura de leite morna e vá batendo continuamente até tudo estar bem misturado.

4. Coloque os ramekins em uma forma funda. Divida a mistura entre os ramekins.
Com MUITO CUIDADO despeje a àgua fervente na forma até a àgua alcançar a metade dos ramekins.
(A dica é remover um dos ramekins para facilitar colocar a àgua fervente na forma. Veja no video.)

ATENÇÃO: A àgua não é para ser despejada dentro dos ramekins. Você deve colocar a àgua na forma para assá-los em banho maria, como um pudim.

5. Asse até que o creme fique firme nas bordas, mas "trêmulo" no centro, mais ou menos de 40 a 45 minutos.

Retire a forma do forno e os potinhos da àgua para que o cozimento pare mais rápido. Refrigere-os por no mínimo 2h e no máximo 3 dias.
Eu prefiro quando ficam na geladeira por 24 horas.


Agora a parte da "casquinha de açúcar"


Você só precisa polvilhar uma colher de sopa de açúcar em cima de cada pontinho e queimar o açúcar, com maçarico culinário ou usando o grill do seu forno.Você pode até repetir essa etapa da camada se gostar bem crocante. (clique no link to video, que fiz, para ver o modo de preparo e a parte do maçarico)

Eu sempre uso um maçarico culinário, mas sei que você também pode ligar o grill do seu forno e colocar os potinhos bem perto do grill quando este já estiver bem quente, para só derreter o açúcar e não esquentar o creme.

Filminho do modo de preparo do creme brulee



Sugestão de Modificações

Para o crème brulèe de abòbora 

Não acrescente o doce de leite
Aumente o açúcar para 2/3 xicara
2/3 xícara de polpa de abóbora cozida ou assada
Acrescente 1 ou 2 colheres de chá de canela

(Para o açúcar da "casquinha" desse crème brulèe eu misturei açúcar branco, açúcar mascavo e uma pitada de canela)


Para o Clássico 

Não acrescente o doce de leite
Aumente o açúcar para 2/3 de xícara.


Escrevi bastante para tentar ser clara. Não sei se consegui.
Qualquer dúvida, por favor, deixe um comentário.

Beijinhos
Ana





3 comentários:

Anônimo disse...

pretty nice blog, following :)

Anônimo disse...

Olá, boa noite!

Tudo bem?
Espero que sim.

Gostei muito do seu blog e de suas idéias.
Te desejo muito sucesso, em seu blog e na vida.

Deus abençoe seus caminhos hoje e sempre.

Estou lhe seguindo e curtir sua fan page.*

Te convido a conhecer meu trabalho, é feito com muito carinho.

Blog: http://leide-lira.blogspot.com.br/

Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Bolsinhas-de-uma-Leide/254377631336807

Desde já agradeço sua visita.

BeijOss

Leide
Bolsinhas de uma Leide ♥

Anônimo disse...

Oi Ana!
Aí é covardia, né?!
Estou aqui babando, quase lambendo a tela do computador! kkkkkk
Beijinhos e uma linda semana,
Cris