17 de maio de 2006

Minha primeira bolsa de tricô




Usei menos de um novelo de lã Paratapet e agulhas n.º 7.


Começei com 20 pontos na agula; fiz 2 carreiras em tricô, em seguida 1 carreira em meia (frente) 1 em tricô (avesso).
Na 5a. carreira começei a fazer ponto tricô entre as tranças (1a. trança 4 pontos, 2a.trança 6 pontos, 3a. trança 4 pontos) [os pontos das tranças sempre em meia e entre elas ponto tricô), também na 5a. aumentei 3 pontos de cada lado,6a. tricô ,7a. cruzei as tranças e aumentei mais 2 pontos de cada lado,
8a. carreira tricô e aumentei mais 2 pontos de cada lado.
Na 13a. carreira começei com dois pontos tricô, dois meia (para fazer o elevadinho na lateral) continuei os outros pontos como vinha seguindo, não esquecendo de cruzar as tranças e nos últimos quatro pontos fiz 2 meias e dois tricôs (13a.). 14a. tricô,15a. seguindo tricô com tricô, meia, com meia.

Continuei assim, frente seguindo tricô com tricô, meia com meia e avesso sempre em tricô.

CRUZEI AS TRANÇAS A CADA 6 CARREIRAS O TOTAL DE 6 VEZES, aí parei de fazer o elevadindo do lado 1 carreira antes de cruzar a sétima vez; voltei só tricô entre as tranças.
Depois de cruzar a sétima vez, fiz mais 1 carreira normal.
Depois dessa diminuí 2 pontos de cada lado duas vezes, depois diminuí 3 pontos de cada lado uma vez, fiz mais duas carreiras em meia e duas em tricô para terminar.

Para finalizar a bolsa, costurei as laterais pelo lado de dentro só até a parte que comecei a diminuir os pontos (parte reta), depois coloquei um forro rosa (para evitar que minhas tranqueirinhas puxem os fios) e as 4 primeiras carreiras eu virei para dentro e as costurei com a mesma lã.

As alças fui costurando com a mesma lã, com pontos bem pertos e firmes (a parte que virei para dentro deu bastante firmeza às alças).

A idéia surgiu daqui:http://www.margaretnicole.com/

Aprendi a fazer tranças aqui:http://anatricot.blog.uol.com.br/arch2005-05-08_2005-05-14.html (ela ensina junto com o poncho da Ana Maria, mais para o fim da página)

13 comentários:

Rosi disse...

Lindona a tua bolsa.É um pouquinho diferente das minhas(não faço diminuições,o que as torna mais gordinhas),mas o princípio é o mesmo.
E a feltrada,então?Genial a idéia de usar café p/tingir.Nunca tinha visto.
Usei chá preto p/tingir uma toalha de mesa,e a cor ficou divina.
Sem falar nas dicas da tia Martha:uma melhor que a outra!
Voltarei sempre prá te visitar,pois deves ter mais do que 100 idéias na cabeça...
Bem-vinda ao Universo Blogueiro!
Beijoconas,
Rosi

Rosi disse...

E agora eu me dei conta:tu é a Ana Szilagyi!Bem que eu reconheci a bolsa lá do blog da Sol.
Beijoconas,
Rosi

Agulhas Mágicas disse...

Olá!!
primeira vez que visito seu blog, e simplesmente amei!! Gostei das dicas de decoração e seus trabs. Lindos
parabéns!!

www.agulhasmagicas.blogspot.com

Unknown disse...

Teste Ana

Anônimo disse...

Olá, achei linda esta bolsa que você fez! Parabéns!

*Patty*sofaltavocê-emagrecer com saúde disse...

Olá, amei seu blog.
E as idéias da bolsa, estou comelando com essa arte de bolsas, vamos ver se dará certo rsrs.
Estou aki para convidarte parsa visitar meu blog.
beijos

Anônimo disse...

Por incrível que pareça estou começando (e tentando aprender)a navegar agora e tu me ajudaste muito, pois queria idéias de tricô e no teu blog achei tudo organizado e de fácil acesso. Quero te agradecer e te abençoar em nome de Jesus para que possas ajudar mais pessoas como eu. Bjos Patricia

Anônimo disse...

Oi Ana, agora estou aqui vendo sua bolsa e quero tentar fazê-la... só tem um probleminha... não sei fazer tranças...rsr
Será que pode me passar a receita? Meu e-mail é marcyandrade@hotmail.com
Desde já agradeço

Tekka Hunt disse...

Olá Ana, meu nome é vanessa, mas pode me chamar de Tekka. Eu comecei a tricotar a pouco tempo e já estou me viciando. Estava procurando uma bolsa pra fazer, a principio uma coisa básica, ,as quando vi essa bolsa me apaixonei. Mas infelizmente tive dificuldades pra entender a parte das tranças e tal... será que vc poderia mastigar um pouco pra mim e mandar pro meu email(abaixo)? Eu vou tentando enquanto isso por aki. Aguardo seu contato. Beijos Tekka (email: tekkatrix@gmail.com)

Roseli disse...

Gostei da bolsa e seus trabalhos em geral.
Tambem gosto de croche e trico e tenho alguns trabalhos em meu blog. http://artesdaroseli.blogspot.com/

Parabéns.

Roseli

Anônimo disse...

Bom dia Ana. Gostaria de saber se vc tem como conseguir as receitas do Frilly scarf by Tove B e, tb do cachecol Laure que está no site do berreco.com.em PORTUGUES. Desde já,agradeço. Aguardo sua resposta. Grande abraço. Aily

Ana disse...

Oi!!! Amei esta bolsa! Corri na loja, comprei lã e já tricotei! Falta forrar e colocar a alça. Só que estou com a impressão de que a minha ficou meio magrinha (fininha). É assim mesmo? Será que depois de colocar o forro e as alças melhora?
Bjkas

valterpavimentosereformas@gmail.com disse...

Oi, amo artesanato e teu blog é D+, que linda bolsa.... sou tua seguidora. De uma passadinhano meu blog e pegue um selinho que deixei pra ti.
Beijos