1 de julho de 2009

Cachecol de trança/ Braid Scarf


Algum tempo atrás achei dois modelos de cachecóis que não precisavam ser tricotados ou crochetados e postei a idéia aqui.
Semana passada recebi o comentário abaixo pedindo ajuda para fazer o cachecol de trança, então, resolvi (com a ajuda de mamãe) fazer esse tutorial com video e fotos para registrar melhor essa idéia.

Dan Swater disse...

Nossa! O de trança ta maravilhoso? Eu não sei fazer nada de tricot e nem de crochet mas queria tentar fazer esse de trança. Vc poderia me passar a receita? É muito difícil? Adoro cachecois diferentes. Brigadão. beijos e parabéns pelos seus trabalhos. Dani








1.Você vai precisar de 1 e 1/2 novelos de lã (Ponto Alto Aslan)
2. Abra os novelos (meadas).
3. Corte-os ao meio.
4. Separe 10 fios de cada novelo.
Cada novelo cortado terá 22 fios, então separe 10 fios de cada. Para um cachecol você vai precisar de 3 "montinhos" de 10 fios cada. Reserve o resto para um outro cachecol (sugestão a seguir para um cachecol mais fino). Nesse caso sobram 11 fios vermelhos.
5. Faça a trança como mostra o video abaixo.



Para finalizar dê mais um nó com o fio usado para segurar as pontas da trança e apare as extremidades.
Seu cachecol está pronto.

Obs.: O cachecol feito com a lã acima fica bem grosso (quentíssimo) e curto (1a. foto).
Se você gosta de mais comprido faça como o tutorial abaixo, usando o fio sugerido ou outro de sua preferência.
Se usar um fio mais fino, corte vários fios até ter a grossura desejada para a fazer a trança.




Para esse cachecol você também vai precisar de 1 novelo e 1/2 de lã (Ponto Alto Aslan)

Para o cachecol mais grosso foram usados 10 fios de lã para cada parte da trança, já para esse cachecol usaremos 5 fios da lã só que mais compridos (2,30m cada).

1. Para aproveitar o lã vermelha que sobrou do outro cachecol eu divide os fios (5 e 5) e dei um nó para torná-los mais compridos. Como a lã bege era um novo novelo fui medindo cada fio (2,30 m cada) e cortando até ter 10 fios, 5 para cada lado da trança.
2. Nesse ponto do processo siga as intruções do video.

3. Se você deu um nó para aproveitar a lã, como eu fiz, ele deve ficar como na foto, após trançado.
4. Apare o nó com a tesoura.
5. Arume a lã, ao lado, sobre o nó para escondê-lo.
6. Apare as extremidades e pronto.


Abaixo foto dos dois cachecóis, mostrando a diferença da largura e comprimento. Para ampliá-la clique sobre ela.



Dúvidas deixe um comentário ou envie um email.





This is a photo and video tutorial of a braid scarf.
In case you need some more instructions in English e-mail me. (anaszilagyi@gmail.com)



Beijinhos
Ana

14 comentários:

Anônimo disse...

ANA
SOU NOVA NO TRICO, SOBRE A BOINA DA CHLOE, COPIEI SUA RECEITA, NAO FICA IGUAL, POIS NA SUA NAO TEM OS PONTOS EM TRICO QUE VC POS NA RECEITA, MAS FICOU LINDISSIMA, SO QUE FICOU MUITO PEQUENA, SERA QUE POSSO DOBRAR O NUMERO DE CARREIRAS, OS PONTOS DEIXO OS MESMOS 72 QUE COLOQUEI POIS O MEU BEBE TEM 1 ANO E 5 MESES.

OBRIGADA


REGINA PR

Cláudia Beatriz Alberto disse...

oi Ana tdo bem? sempre acompanho teu blog e vi que vc entende de inglês vc poderia visitar o meu e traduzir pra mim a receita de uma flor azul que eu postei lá? ficarei nuito grata por esse favor sei que vc tem criança pequena assim como eu mais se vc tiver um tempinho dá uma passada lá é o http://casadobordado.blogspot.com obrigada bjinhus

Naty Ricarte disse...

Essa receita é realmente fácil!

Vou ver se acho essa lã por aki e ou tenar fazer um.

Se eu coneguir te mando a foto!

Bjinhos

Eliz disse...

Adorei o cachecol de Ponto Alto e já votei no seu blog para o Top Blog. Parabéns pois suas receitas são sempre úteis. Abraços.

Borboleta Azul disse...

Estou começando a tricotar,adorei o cachecol de trança,ta de parabéns

Unknown disse...

ficou lindo e com o tempo frio dá um jeitão :D

disse...

Oi, amiga!
Parabéns pelos seus trabalhos.
Tudo de bom e muita paz e luz ao coração.
Bjs.
Dô.

Irma Andréia disse...

Oi Ana...
Quanto tempo...
adorei as novidades... todas...
Hum, tambem to começando com os potinhos... e com certeza serão reutilizados...
Por hora tenho uns de creme...
E as crianças como vão...
Bom fim de semana pra voces...
bjs

Unknown disse...

Regina PR

Os ponto em tricô são o avesso do trabalho na Touca da Chloe 1 e na Touca da Chloe2 são a aba.
Você vai usar a mesama lã e agulha da receita? Me escreva para eu tentar te ajudar.

beijinhos
Ana

Fabi Carvalhos disse...

Oi, Ana! Cheguei aqui através do Tessituras e, apesar de não saber nada de tricô, adorei esta receita, super facinha, né? Acho q até eu consigo fazer. :) Parabéns pelo blog e pelo carinho de dividir conosco seus conhecimentos. Bjs, Fabi.

Anônimo disse...

Adorei este cachecol. Sua postagem apesar de ter sido no ano passado ele está mais na moda do que nunca. Já vi para vender nas lojas.
Esse tipo de peça nunca sairé de moda. ;)
Bjs

Unknown disse...

Oi Ana....achei o seu video no you tube e amei e ja virei tua seguidora e fã! Comecei a fazer trico faz 3 dias, pois estou gravida então este é o meu + novo hobe....Ja aprendi o trico de dedo e os pontos trico e meia na agulha,mas a praticidades dos seus trabalhos são encantadores...PARABÉNS

Vanessa Fanger disse...

Oi querida, tudo bem? gostei muito dos dois cachecóis, mas me interessei em fazer somente o fino e comprido, nesse caso, eu preciso de de qts novelos de lã para cada cor? (desculpe a "leiguisse" hehe)Grata desde já..

Fabiana disse...

É realmente maravilhoso o cachecol trançado!! Vou comprar a lã e tentar fazer. Para fazer de 3 cores, é só seguir as mesmas instruções desse de 2 cores? É 1 1/2 novelo de cada cor, né? Sou mto bobinha nessas coisas, mas amo de paixão, por isso quero tentar fazer. Será que dá certo pra criança tb? Bjos e parabéns!!!